1°
Passo - COMPREENSÃO DO PROBLEMA
É
preciso compreender o problema:
Qual a incógnita? Quais são os dados? Qual é a
condicionante?É possível satisfazer a condicionante ?
A condicionante é suficiente para determinar a incógnita?
Ou é insuficiente? Ou redundante? Ou Contraditória?Trace
uma figura. Adote uma notação adequada.Separe as diversas
partes da condicionante. É possível anota-las?
2°
Passo - ESTABELECIMENTO DE UM PLANO
Encontre
a conexão entre os dados e a incógnita É possível
que seja obrigado a considerar problemas auxiliares se não puder
encontrar:
Já o viu antes? Ou já viu o mesmo problema apresentado
sob forma ligeiramente diferente? Conhece um problema correlato? Conhece
um problema que lhe pode ser útil? Considere a incógnita!
E procure pensar num problema conhecido que tenha a mesma incógnita
ou outra semelhante Eis um problema correlato e já antes resolvido.
É possível utiliza-lo? É possível utilizar
seu resultado? É possível utilizar o seu método.
Deve-se introduzir algum elemento auxiliar para tornar possível
a sua solução? É possível reformular o problema?
É possível reformulá-lo ainda de outra maneira?
Volte as definições.Se não puder resolver o problema
proposto, procure antes resolver algum problema correlato. É
possível imaginar um problema correlato mais acessível?
Um problema mais genérico? Um problema mais específico?
Um problema análogo? É possível resolver uma parte
do problema? É possível obter dos dados alguma coisa útil?
Utilizou todos os dados? Utilizou toda a condicionante?
3°
Passo - EXECUÇÃO DO PLANO
Execute
seu plano:
Ao executar o seu plano de resolução,verifique cada
passo. É possível verificar claramente que o passo está
correto? É possível demonstrar que ele está correto?
4°
Passo - RETROSPECTO
Examine
a solução obtida:
É possível verificar o resultado? É possível
verificar o argumento? É possível chegar ao resultado
por um caminho diferente? É POSSÍVEL UTILIZAR O RESULTADO,
OU O MÉTODO, EM ALGUM OUTRO PROBLEMA ?
Um
método é um truque que funciona mais de uma vez
G. Polya